¨ Você está satisfeito com o seu sorriso?

O sorriso perfeito é um desejo comum da maioria das pessoas e tal fato ocorre por vivermos em uma sociedade extremamente competitiva onde alguns parâmetros foram estabelecidos e padrões de beleza que nem sempre são compatíveis com saúde são a bola da vez.


Você se sente seguro ao sorrir? Se a resposta for sim, saiba que um sorriso pode mudar qualquer circunstância, sorrir faz bem para o coração e para sua saúde mas principalmente para sua alma.
Por outro lado, você que por um ou diversos motivos não costuma ou evita sorrir precisa saber e entender quais as consequências isso pode lhe trazer.

Primeiramente preciso deixar muito claro que um belo sorriso é um sorriso saudável e alguns fatores que talvez façam que você repense e ou até mude seus conceitos sobre os motivos pelo qual pessoas muitas vezes se anulam do convívio social e evitam sorrir.

Ausências dentárias, dentes escurecidos, desalinhados ou fraturados exercem um gigantesco IMPACTO na qualidade de vida e principalmente na auto estima das pessoas. Com o passar do tempo percebi que as pessoas não são expostas a condições extremas de saúde bucal pelo simples fato de não se importarem com a saúde bucal ou com sua aparência. Saibam vocês que pessoas com lesões cariosas, problemas periodontais e gengivais inflamadas são pessoas doentes, ou seja, suas condições  bucais não estão compatíveis com saúde.

Você sabe porque algumas vezes há um sangramento ao escovar os dentes? Porque a sua gengiva está inflamada, e tal sinal nada mais é do que o seu organismo tentando combater as bactérias que se acumulam e se organizam no biofilme (placa bacteriana) presente na sua cavidade bucal. Bactérias são presentes na cavidade bucal de todas as pessoas e não trazem prejuízos desde que compatíveis com saúde.

Informação simples não? Dentistas não são somente tratadores das sequelas que as doenças que acometem a boca deixam, nós  profissionais da odontologia temos a obrigação de explicar o porque que as coisas acontecem e orientar aos pacientes principalmente como prevenir problemas bucais para que futuramente os mesmos não voltem a lhes trazer novos danos.
Anteriormente eu citei que cárie é uma doença, portanto não dizemos que estamos com "3" cáries, estamos com uma doença (cárie) e podemos dizer sim que possuímos 3 lesões que a doença nos trouxe, ou seja, as ditas sequelas e para quem acha que tratar a doença de cárie é somente restaurar os dentes que estão envolvidos saiba que se o fator causal e o que levou ao desenvolvimento da doença não forem adequadamente observados futuramente o individuo voltará a adoecer.

Autores costumam descrever que a cárie é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores podem levar ao seu desenvolvimento, quebrando de vez o seu conceito de que as pessoas desenvolvem cárie apenas porque não possuem hábitos de higiene bucal adequados. Cito como principais: a dieta, hábitos, hospedeiro e microbiota bucal.

A minha opinião é que todas as doenças que atingem  os seres humanos não se dão somente pelo fato dos mesmos estarem expostos aos fatores de risco ou pela prevalência ou incidência de algumas doenças, mas sim pelas crenças de cada um destes individuos, seus hábitos não somente de higiene mas rotineiros, acesso a saúde, orientação sobre processos de saúde e doença, propensão a determinados problemas e principalmente no que se diz respeito a prevenção e orientação para seu bem estar geral.

Previna-se: visite regularmente o seu Dentista e esclareça todas as duvidas que possui em relação a problemas bucais.