QUAL É A ESCOVA DE DENTES IDEAL?


Existem diversos modelos de escova de dentes disponíveis no mercado e em meio a tantas possibilidades e diversidade de, muitas vezes é possível ter dúvidas sobre qual escolher. Além disso, quando vemos um comercial, a maioria dos modelos parecem ser recomendada pelos especialistas da área, sendo que na maioria das vezes os pacientes nos fazem questionamentos sobre qual seria a melhor opção e não sabemos indicar. Afinal, você deve estar se perguntando: como descobrir qual é a escova de dentes ideal? Na postagem de hoje o ajudarei a esclarecer  essa dúvida, apresentando as características dos principais modelos de escova de dentes e o que você deve observar antes de escolher a sua. Continue a leitura e faça sua opção.


Tamanho da escova

Pode parecer que uma escova maior será capaz de limpar uma superfície maior e gerar um resultado mais satisfatório, mas, na verdade, as escovas com cabeça pequena é que são as mais recomendadas, até mesmo aquelas infantis. Isso acontece porque quando a escova tem uma cabeça pequena ela consegue atingir melhor os dentes molares, aqueles que ficam lá no fundo da boca, contribuindo para uma limpeza adequada.

Cerdas macias

As cerdas médias e duras podem até dar a impressão de uma limpeza mais eficiente, mas acabam comprometendo a integridade do esmalte do dente, ou seja, a sua camada mais externa, e lesionando os tecidos que estão ao redor principalmente a gengiva. Tal prática aumenta as chances de você desenvolver doença periodontal, deixar os dentes sensíveis, provocar retração gengival, abrasão do tecido dentário devido ao atrito provocando um  desgaste que futuramente será área de retenção do biofilme (placa Bacteriana).

Cabeça flexível

Escovas com cabeças flexíveis propiciam uma limpeza mais eficaz dos dentes posicionados no fundo da boca e que, consequentemente, são mais difíceis de limpar, como os molares e aqueles com os lados voltados para a língua.

Cabo com boa empunhadura

O cabo deve ser ergonômico, leve e oferecer uma empunhadura firme que ajude na execução dos movimentos adequados, evitando que a escova de dentes escorregue da mão durante a escovação e acabe provocando alguma lesão na gengiva ou até no próprio dente.

Limpador de língua

Para tornar a escovação realmente completa, limpar a língua também é importante. A limpeza até pode ser feita com a própria escova de dente, mas o mais recomendado é que a pessoa tenha um limpador de língua próprio para esse objetivo.

Escova elétrica

É comprovado que as escovas de dentes elétricas conseguem reduzir a incidência de placa bacteriana e de doença periodontal em qualquer pessoa que a utiliza, já que elas são capazes de realizar os movimentos ideias para a escovação, unindo movimentos horizontais de vai e vem com movimentos rotatórios. Além disso, elas são ideais para quem tem algum tipo de restrição nos movimentos, como quem tem Parkinson, idosos ou quem sofreu um acidente vascular encefálico.

Quando trocar a escova?

As cerdas da escova vão se desgastando com o tempo, mas muita gente esquece desse detalhe na hora da escovação. O ideal é que as escovas sejam trocadas sempre que estão mostrando sinais de desgaste, como cerdas desalinhadas, ou em no máximo três meses. A mesma regra vale para as escovas elétricas — nesse caso, deve-se trocar as cerdas por um refil da mesma marca. No final das contas, a simplicidade pode ser o fator mais importante, então nada de se estressar com todas essas propagandas de escovas de dentes cheia de apetrechos e detalhes. Uma boa escova, pequena, com cerdas macias e homogêneas é capaz de gerar ótimos resultados se você souber como usá-la. Viu que para escolher escova de dentes não tem segredo? Qual você costuma escolher para ter um belo sorriso? Compartilhe nesta página suas escolhas e experiências.