Utilização de ácido hialurônico em preenchimentos na face e aumento de volume dos lábios



Muitos cremes disponíveis na indústria cosmética atualmente são utilizados para prevenir ou até mesmo mascarar os efeitos da idade, algumas pessoas partem para tratamentos mais radicais como cirurgias plásticas e corretivas, mas saiba que existem opções de menor invasão produzindo efeitos não tanto agressivos ao corpo humano.

Recentemente a grande novidade da medicina estética foi o BUTOX, atualmente o xodó das pessoas que buscam uma maior harmonia facial é o ÁCIDO HIALURÔNICO.

Eu sei que o nome assusta, mas diferentemente da nomenclatura difícil  os resultados proporcionados pelo produto prometem revolucionar o mercado estético sendo bastante satisfatórios, com uma duração aceitável e a possibilidade de retoques e reversibilidade. Este produto sintético busca reproduzir os efeitos hidratantes semelhantes ao do ácido hialurônico presente no nosso organismo mais precisamente nas articulações, tratando-se de uma substância gelatinosa que faz a função de absorver líquidos do organismo para o interior das cavidades articulares com a finalidade de manutenção da lubrificação entre os ossos presentes nos processos articulares.

A versão artificial vem sendo bastante utilizada na medicina estética sendo fundamental na amenização de rugas e sinais do tempo, hidratação intensa da pele. preenchimentos e aumento de volumes labiais, utilizados para dores no calcanhar, lifting facial, eliminação de flacidez e tonicidade da musculatura facial.

A aplicação na região labial se dá de forma simples, primeiramente se utiliza uma pomada anestésica, realizando posteriormente  a demarcação de pontos de referencia com caneta e iniciasse  a aplicação nos lábios e região periférica  utilizando-se  uma agulha fina (semelhante a de insulina), distribuído o ácido de forma ordenada  e harmônica lançando mão de dispositivos para regularização e devida acomodação do produto para que as quantidades injetadas fiquem em proporções parecidas.

Após a aplicação recomenda-se a utilização de gelo no local afim de evitar ou diminuir o edema no local,  a observação do resultado se dá até 7 dias após quando o edema e as manchas roxas que também podem ocorrer tiverem desaparecido totalmente. A exposição ao sol deve ser evitada por algumas semanas e o protocolo de cuidados semelhantes aos de  procedimentos faciais  estéticos deve ser observado.

Após  longa data uma resolução federal permite que os Cirurgiões Dentistas  realizarem tais procedimentos estéticos na face, sendo que os materiais  e técnicas ficam a critério e conhecimento de cada profissional desde que devidamente habilitados. Estes procedimentos não são reconhecidos com uma especialidade em Odontologia, mas certamente terão papel fundamental e contribuição na complementação de tratamentos reabilitadores onde se faz necessário aumento dos lábios bem com a correção de distúrbios na tonicidade e conformação ao redor da boca.