CLAREAMENTO DENTAL
Um belo sorriso com dentes claros e alinhados é a última tendência no que se diz respeito a estética dental. E você? Já pensou em ter seus dentes claros e com luminosidade igual aos artistas de televisão?
O clareamento dentário e a primeira alternativa de tratamento para solução de alterações de cor e manchamento dos dentes. Quero ressaltar que dentes claros não são exatamente dentes brancos. A matiz de coloração dos dentes passam por escalas de tonalidades variadas que nós dentistas utilizamos como referência, cores estas que podem variar entre tons amarelos, azuis, cinzas até tons de marrom. è como os efeitos que utilizamos ao editar as fotografias que obtemos em nossos smartphones tons quentes ou frios, ou até mesmo como as lâmpadas que utilizamos em nossas casas, sendo que as mais claras obviamente parecerão clarear melhor, e de fato clareiam e parecem mais brancas em relação as lâmpadas frias que por sua vez são amareladas dando impressão de falta de brilho. O tratamento é realizado através de agentes clareadores, basicamente divididos em: aqueles que são utilizados em consultório ( uso luz para ativação - fotossensíveis ou foto ativados) e os que são administrados pelo paciente em casa com a supervisão do cirurgião dentista (clareamento caseiro com moldeiras de silicone ou acetato com gel auto ativado).
Como em qualquer tratamento ou procedimento em saúde bucal, algumas limitações e impossibilidades são inerentes a cada caso, sendo que talvez a maior e a mais relevante delas no caso dos clareamentos seja baixa previsibilidade em relação ao resultado final, embora trata-se de um procedimento minimamente invasivo não necessitando de qualquer desgaste ou preparo das estruturas dentárias.
O que causa alterações na coloração dos dentes?
Tais alterações podem ser internas ou externas. As manchas externas ( extrínsecas) geralmente são adquiridas após a erupção total dos dentes e são resultados da precipitação superficial de corantes e pigmentos oriundos da dieta e dos hábitos de cada indivíduo sendo alguns deles: café, chás, vinhos, bebidas a base de cola e cigarros. No entanto existem também as pigmentações internas (intrínsecas) que podem ser de origem genética, consequência do uso de algumas medicações como os antibióticos do grupo das tetraciclinas, traumas, fluorose, envelhecimento, tratamentos endodônticos , hemorragias e procedimentos restauradores.
Clareamento caseiro
Nesta técnica, após a impressão da arcada em material de moldagem prévia o paciente recebe moldeiras confeccionadas em cima do modelo de gesso obtido de sua moldagem, ou seja, as moldeiras são personalizadas e confeccionas para aquele determinado paciente, sua adaptação a arcada dentária é de fundamental importância não somente para o sucesso do tratamento mas também na prevenção de acidentes causados pelos excessos dos agentes clareadores entrando em contato com tecido gengival. A moldeira deve ser preenchida por um gel que pode ser de Peróxido de Carbamida ou de Peróxido de Hidrogênio sendo que ambos possuem variações de concentração na sua fórmula o que será determinante não no resultado final e sim no tempo em minutos ou horas de exposição dos dentes ao agente clareador. Saiba que as concentrações variam de 10%, 16%, 20% até 22% e o tempo de tratamento pode variar de 15 dias até 6 semanas.
No consultório o tratamento é realizado com gel de Peróxido de Hidrogênio com concentrações de 35% a 38%, que será ativado por uma fonte luminosa que provocará a aceleração da reação do gele a liberação de oxigênio provocando assim p clareamento dos elementos dentais. Primeiramente é necessário que se confeccione uma barreira de proteção gengival afim de preservar os tecidos gengivais adjacentes evitando queimaduras provocadas pela ação do gel potencializadas pela fonte de luz. A eficacia deste tipo de tratamento dependerá do tipo e da profundidade do manchamento, concentração do gel utilizado e a fonte de calor exercida sobre o gel sendo necessárias algumas seções de aproximadamente 50 minutos cada para finalização e obtenção do resultado desejado. O clareamento ativado por fonte de luz costuma ser mais eficaz em manchamentos mais superficiais podendo ser intercalado com o clareamento feito com moldeiras ou servindo de complemento e vice versa.
Vale lembrar que durante o tempo de realização do tratamento algumas condutas são diretamente proporcionais aos bons resultados sendo que é necessário evitar: bebidas ou alimentos que contenham corantes, evitar fumar, chocolates, vinhos e alguns legumes que possam a vir alterar a coloração durante o uso de agentes clareadores e que possam potencializar o efeito reverso, ou seja, o escurecimento. As condutas também servirão para a manutenção da luminosidade dos dentes Alguns autores indicam idade minima para clareamento por volta dos 16 aos 18 anos, e necessário frisar que podem haver algumas reações adversas durante o uso de gel como hipersensibilidade ao frio e/ou calor e que todo e qualquer dente que possuam restaurações deverão ter as mesmas trocadas posteriormente após um período mínimo de 10 dias, pois mesmo após o término do tratamento os resíduos dos agentes clareadores utilizados durante período do clareamento permanecem em contato com os dentes liberando subprodutos interferindo assim na adesão de materiais restauradores .